Os indicadores de desempenho, também
chamados de KPIs (key performance indicators)
são medidas de desempenho quantificáveis que ajudam as empresas a
definir, avaliar, acompanhar e melhorar seu desempenho em áreas consideradas
importantes para a organização.
Por refletirem aspectos
estratégicos da empresa, devem ser cuidadosamente selecionados, para que os
colaboradores possam olhar para o indicador, tentar melhorá-lo, e com isso,
melhorar o desempenho geral da empresa.
Assim,
servem para direcionar os esforços da equipe para aquilo que a alta gerência
considera importante.
Mas quais são os indicadores mais
indicados para cada empresa? O segredo é customizar a seleção dos indicadores,
para que eles reflitam uma situação que é única para cada empresa. Não se devem
utilizar todos os indicadores disponíveis, isto seria uma enorme perda de
tempo.
Aqui, a regra do Pareto é válida: poucos são
vitais, a maioria é trivial. Um departamento que tenha 5 bons KPIs está no
caminho certo para direcionar seus esforços para a melhoria contínua naqueles
itens escolhidos, que serão sua vantagem competitiva.
Outro
aspecto importante é compreender a relação entre eles e com a empresa. Isto
significa saber o que se passa por trás dos números apresentados. O número não
pode ser um troféu, o processo por trás do número é o verdadeiro troféu a ser
alcançado.
Assim,
quando a gerência lê o relatório com o KPI, é preciso que ela entenda o que ele
significa quais as implicações de cada alteração e como eles interagem. Por
exemplo, se o giro de estoque aumentou, mas o giro financeiro manteve-se igual,
é possível que algo precise ser melhor explorado.
Uma vez que os indicadores estejam
compreendidos e os número sendo avaliados, é hora de identificar os pontos
fracos e fortes da organização, direcionando novamente esforços para melhorar
os elos mais fracos.
Isto pode
ser obtido através de dois passos: criação de metas e de ações corretivas. Onde
queremos chegar e o como chegaremos lá.
Por fim, basta não jogar os
relatórios no fundo da gaveta: é preciso fazer um acompanhamento constante e
uma comparação ao longo do tempo. As ações corretivas surtiram o efeito
desejado?
Se sim, qual
o próximo elo mais fraco a ser abordado? Caso contrário, o que saiu errado,
como corrigir e qual a próxima meta a ser atingida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário