quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estabeleça Metas para Si Mesmo



As pessoas bem sucedidas têm êxito porque sabem onde querem ir.
Você deve decidir o que você quer ser e o que você deseja alcançar. A melhor maneira é estabelecer metas que lhe indicarão a direção certa. Metas também ajudar-lhe-ão a determinar quando você tiver chegado – ou se você saiu do rumo traçado.

Áreas a Serem Cobertas

As metas devem ser específicas, e devem cobrir muitas áreas. Não é suficiente decidir simplesmente que você quer ter um milhão de dólares ou ser o presidente de sua companhia.

No livro "Trabalhe Com Inteligência, Não Arduamente" (Work Smart, Not Hard), Sullivan sugere que você estabeleça metas nestas categorias:

O Carreira.  Alcance um certo nível profissional, seja promovido, tenha uma maior responsabilidade, aprenda uma nova habilidade no trabalho, complete um projeto num dado tempo específico.

O Financeiro. Ganhe uma certa quantia de dinheiro em um tempo específico, consiga um aumento, funde um programa de investimento.

O  Educacional. Ganhe créditos referentes a uma graduação, faça cursos em assuntos os quais você sempre teve interesse.

O  Boa forma física. Corra três ou quatro vezes por semana, pare de fumar, associe-se a um clube de saúde, faça dieta.

O Comunidade / obra de caridade. Faça trabalho voluntário em um hospital, inscreva-se como Voluntário de Alfabetização ou alguma organização similar.

O Pessoal. Trabalhe para se tornar menos ansioso, hostil, invejoso, ou inseguro; encontre novas pessoas, cultive novas amizades.

O Lazer. Faça algo diferente – vá observar as baleias, visite um país ou uma cidade que você nunca foi antes, associe-se a uma escavação arqueológica no México.

Planeje Suas Metas

Enquanto você planeja suas metas pessoais, pergunte-se o que mais você deseja na vida, que mudanças espera fazer em você mesmo e em seu meio ambiente, é o que aconselha Charles R. Hobbs, autor de "Poder do Tempo" (Time Power). Sonhe um pouco. Você tem a sua vida inteira para realizar essas metas, então pense em seus principais interesses e avalie suas habilidades realisticamente.
Poucas pessoas tentam esse tipo de análise, freqüentemente porque são relutantes em deixar suas "zonas de conforto", as áreas como o escritório e a casa onde eles se sentem mais relaxados. Para estabelecer e alcançar metas, você tem que sair dessas zonas e exigir o máximo de si próprio em outras direções.
As áreas para metas pessoais de vida recomendadas por Hobbs são diferentes daquelas sugeridas por Sullivan. Hobbes incita-lhe a planejar pelo menos uma meta pessoal de vida em cada uma das seis categorias que somadas resultam numa vida equilibrada: espiritual, profissional, financeira, social, intelectual e cultural, e física e recreativa.

Escreva-as

Escreva cada uma de suas metas no alto de uma folha de papel. Agora pense em maneiras de alcançá-las, e as escreva. Estas serão suas metas intermediárias, e elas devem ser priorizadas.
Como exemplo, se sua meta financeira a longo prazo é ter um rendimento no valor de $1 milhão quando você estiver se aposentando, uma meta intermediária seria começar investindo $2.000 este ano, num fundo mútuo de investimento em ações de grande valorização.
Uma meta a longo prazo de manter uma saúde excelente deve incluir uma meta intermediária de fazer exames físicos anualmente. Faça com que esta meta seja específica. Faça um exame físico todo mês de dezembro. Dessa forma, quando você estiver fazendo a lista de suas metas intermediárias, você escreverá: "Marcar uma consulta para o exame físico anual em 1° de dezembro."

Trace Metas Específicas

É importante conservar as metas específica e mensuráveis. Uma boa maneira é datá-las, como por exemplo: "Em 1º de agosto, eu farei …"
Para metas em que as datas não são aplicáveis, tipo "Eu me exercitarei diariamente", determine uma data para o início.
Colocar as metas por escrito é importante, mas não significa esculpi-las em pedra. Seja adaptável se as circunstâncias exigem mudanças.
Faça de suas metas uma parte de sua vida diária. Comprometa pelo menos os primeiros trinta minutos de cada manhã para uma sessão de planejamento onde você traduzirá suas metas de longo prazo e as intermediárias, em metas imediatas. Estes serão os itens prioritários que comporão sua lista de ação diária.

Estabelecer Prioridades

Sullivan observa que são muitos os passos para alcançar suas metas, decidir então quais os passos a tomar significa que você deve estabelecer quais as prioridades de suas atividades diárias, de tal forma que elas se encaixem em suas metas.
Tom Landry da Dallas Cowboys usa um método que lhe foi ensinado anos atrás. Ao final de cada dia, ele lista num papel todas as coisas que deve fazer no dia seguinte. Ele então as numera em ordem de importância. Landry carrega esta lista consigo, e a cada item que foi alcançado, faz uma marca. Ao final do dia ele não se preocupa se não completou todos os itens porque os mais importantes foram resolvidos.
Landry diz: "Tenho usado esta mesma idéia por muitos anos e descobri que posso realizar mais coisas com este método do que com qualquer outra idéia que eu já tenha recebido."
Um aperfeiçoamento disso é usar a lista para fazer um planejamento do horário diário, definindo parte do tempo para lidar com os itens mais importantes.

Goste de Alcançar Metas

Stephen Strasser, o autor de "Solucionando-o" (Working it Out), oferece algumas orientações para tornar a seleção de suas metas um grande sucesso. Ele promete que se você seguir essas regras, aprenderá que o processo para alcançar metas é completamente tão satisfatório quanto alcançá-las.
As metas, diz Strasser, devem ser concretas, mensuráveis, e compreensíveis. "Eu quero ser rico" é uma meta que quebra esta regra. É compreensível – mas é tudo.

Metas devem ser alcançáveis. As que são impossíveis não deveriam ser chamadas de metas. Elas são simplesmente devaneios.
Elas devem ser desafiadoras. Se você estabelece metas que são muito fáceis de alcançar, perderá o interesse nelas.

Você precisa de feedback para saber se as está alcançando. As metas a curto prazo ajudam em tais casos. Pode ser difícil de julgar se você está fazendo progresso numa meta para "Obter educação". Você pode conseguir um feedback imediato ao final de uma etapa de estudos se a sua meta é obter um número de créditos para ter o diploma da Instituição de Ensino.
Finalmente, você deve valorizar suas metas e achar que o esforço para atingi-las é pessoalmente significativo.

Seguindo estas sugestões quando você estiver redigindo suas metas, descobrirá que está concentrando sua atenção e energia, e se apressará para fazer planos de ação para alcançá-las.

Matthew J. Culligan, Suzanne Deakins, e Arthur Young, autores do livro "De Volta aos Princípios Básicos do Gerenciamento" (Back-to-Basic Management), fornecem algumas sugestões concretas para estabelecer metas. Eles definem metas como energias interiorizadas que nos fazem seguir em frente.

Reflita Sobre Si Mesmo

Os autores acima dizem que o primeiro passo para se estabelecer metas é refletir sobre si mesmo. Forme uma gravura mental do que você quer que essa reflexão se pareça.

Escreva suas metas financeiras e pessoais em uma seqüência cronológica. Faça uma lista do que deve ser feito para alcançá-las. Depois as divida e as analise em metas para a carreira, físico, família, atitude, educação, e lazer.


Quando terminar, não as coloque de lado. Você deve trabalhar em suas metas todos os dias. Isto não significa trabalhar cada meta todo dia; significa trabalhar todo dia, conservando todo o seu sistema em direção à ação.

Tratamento Especial

Provavelmente você selecionou metas nas categorias onde obteve pouco êxito no passado. Se assim foi, trate essas metas de uma maneira especial. Visualize-se completando-as – cada dia. Quando falar sobre elas, diga "Eu decidi que ..." em vez de "Eu tenho que ..." Fale sobre suas metas e si mesmo em termos positivos, enfocando as recompensas do sucesso, não os custos do fracasso. Quando você escrever essas metas, mostre-as a alguém que possa ajudá-lo a alcançá-las. Aja e pense como um vencedor.

Os autores do livro "De Volta aos Princípios Básicos do Gerenciamento" (Back-to-Basic Management) concluem com esse pensamento: A chave para ser organizado não é fazer anotações no seu calendário, mas preferivelmente aplicar auto-disciplina ao seu sistema. Leva muito mais do que escrever uma série de metas para fazer com que elas influenciem sua vida.

Sua Atitude Mental

W. Clement Stone e Napoleon Hill, famosos no campo da literatura motivacional, oferecem dezessete princípios do sucesso.
Escrevendo sobre esse assunto em "Acredite e Alcance" (Believe and Achieve), Samuel A. Cypert disse que essa lista deve ser encabeçada por se ter uma atitude mental positiva, pois ela tem ajudado milhões de pessoas a tomar conta de suas vidas, a perceber seus potenciais, e a alcançar as metas mais elevadas que elas estabeleceram para si mesmas.

Uma atitude mental positiva é composta de fé, otimismo, esperança, integridade, iniciativa, coragem, generosidade, tolerância, tato, gentileza, e bom senso.

É o mais pessoal dos princípios. Você – e você sozinho – pode controlar o que sua mente aceita ou rejeita. Você sabe que enfrenta uma profusão de influências negativas todo dia. Mas você pode substituir esses pensamentos negativos e de auto-frustração por pensamentos positivos e de auto-satisfação.

Prática Diária

Nem sempre é fácil. Você deve praticar durante cada hora em que estiver acordado até que se torne um hábito, o acolhimento das próprias dúvidas com autoconfiança. Você deve ter metas, desenvolver autoconfiança, e saber que será bem sucedido.

Cypert promete que quando você faz isso, o resultado é muito difícil de imaginar ou entender. Você descobrirá que desencadeou uma força poderosa que o permitirá alcançar qualquer meta estabelecida por você mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário