A Análise da Árvore de Eventos (AAE) é um método lógico-indutivo para identificar as várias e possíveis conseqüências resultantes de certo evento inicial.
A técnica busca determinar as freqüências das conseqüências decorrentes dos eventos indesejáveis, utilizando encadeamentos lógicos a cada etapa de atuação do sistema.
Nas aplicações de análise de risco, o evento inicial da árvore de eventos é, em geral, a falha de um componente ou subsistema, sendo os eventos subseqüentes determinados pelas características do sistema.
Para o traçado da árvore de eventos as seguintes etapas devem ser seguidas:
a) Definir o evento inicial que pode conduzir ao acidente;
b) Definir os sistemas de segurança (ações) que podem amortecer o efeito do evento inicial;
c) Combinar em uma árvore lógica de decisões as várias seqüências de acontecimentos que podem surgir a partir do evento inicial;
d) Uma vez construída a árvore de eventos, calcular as probabilidades associadas a cada ramo do sistema que conduz a alguma falha (acidente).
A árvore de eventos deve ser lida da esquerda para a direita. Na esquerda começa-se com o evento inicial e segue-se com os demais eventos seqüenciais. A linha superior é NÃO e significa que o evento não ocorre, a linha inferior é SIM e significa que o evento realmente ocorre.
O exemplo genérico do quadro 5.5. representa esquematicamente o funcionamento da técnica de AAE
Um exemplo fictício para proceder à análise quantitativa pode ser tomado como o esquema do quadro 5.6., que investiga a probabilidade de descarrilamento de vagões ou locomotivas, dado que existe um defeito nos trilhos.
Quadro 5.5. - Esquema de funcionamento da AAE
Como se pode observar no quadro 5.6., o descarrilamento pode ser causado por qualquer uma das três falhas assinaladas e, portanto, a probabilidade de que um defeito nos trilhos produza descarrilamento é a soma simples das três possibilidades,
ou seja, 0,6%.
Faltou o quadro 5.5...
ResponderExcluirFaltou o quadro 5.5...
ResponderExcluirFaltou o quadro 5.5...
ResponderExcluirE o quadro 5?
ResponderExcluirFaça uma análise de árvore de eventos do porque faltou o quadro 5.5! Tarefinha para casa. kkkkkkkkkk
ResponderExcluirhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/76462/104023.pdf?sequence=1&isAllowed=y
ResponderExcluirTem na página 90 do documento