terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como organizar uma SIPAT e obter êxito em seu proposito

Quero compartilhar um pouco das experiências que tenho vivido sobre como organizar eventos de SIPAT, apesar de toda a literatura da qual conseguimos encontrar na internet, pude notar que na prática as coisas são bem diferentes.

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, constituí-se como uma das principais atribuições da CIPA dentro da empresa.
Obrigatória pela alínea O, item 5.16 da NR-5, Portaria MTE/DSST n° 8/99, ela deve ser feita uma vez ao ano, devendo ser considerada como uma Campanha de Segurança e tendo por finalidade a divulgação dos conhecimentos de Segurança e Saúde no Trabalho.
Só neste item já valeria alguns comentários que julgo pertinentes. Atribuição da CIPA sim, mas acredito que está faltando mais conteúdo nos treinamentos de CIPA de como gerir todo este processo, porque muitas das vezes os cipeiros não têm acesso ao conteúdo que irá ser repassado na semana do evento, onde fica a cargo do técnico de segurança do trabalho ou o setor de Recursos Humanos fecharem com os fornecedores as palestras para o evento.

A SIPAT deve ter como objetivo o desenvolvimento e a conscientização da importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando uma visão vigilante nos colaboradores, para que os mesmos possam atuar de forma interativa, reconhecendo e corrigindo condições e práticas inseguras.

Considerada por alguns como apenas um problema a mais para ser resolvida dentro das atividades de uma empresa, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode vir a se transformar numa importante alavanca de integração, além de auxiliar na redução dos riscos no trabalho. Hoje em dia as empresas têm encontrado soluções criativas para suas SIPATs, motivando com isto seus funcionários e reduzindo acidentes de trabalho. 

A legislação em vigor estabelece algumas regras, uma espécie de espinha dorsal da programação. Mas esta sistemática  não pode ser utilizada como um roteiro definitivo de quem está organizando sua SIPAT, como em toda atividade, o estímulo à participação é fundamental.

Portanto, ao contrário de se estipular uma programação de atividades padronizadas, o melhor caminho é estimular a criatividade de quem será atingido pelo programa. A partir de uma motivação, a comissão encarregada de elaborar as atividades da SIPAT deve tentar encontrar o melhor caminho para que o evento atinja seus objetivos. 

Vale ressaltar que um tema bem elaborado vai de encontro com o objetivo das questões que serão abordadas na SIPAT, a empresa deve estar preocupada em despertar a criatividade, demonstrar que está disposta a aceitar propostas diferentes; Aí entram os profissionais da área de segurança, que podem servir como intermediários entre o que propõem os membros da comissão organizadora e a empresa.

Esta intermediação é importante para que a motivação não esbarre numa posição contrária de quem decide, por exemplo, a liberação de recursos para determinada atividade. A disposição da empresa e os recursos destinados à SIPAT devem ser conhecidos antes de se motivar os membros da comissão que a organiza, isto evita frustrações posteriores.

Para se organizar uma SIPAT, e fazer com que seus objetivos sejam cumpridos, devem ser obedecidos alguns itens, seguem abaixo:


Objetivos da SIPAT

Organização

Características

Resultados Esperados

Custos
Estes devem ser os primeiros itens a serem definidos no planejamento da SIPAT. Uma reunião que envolva a Diretoria, o SESMT e a CIPA, normalmente deve ser realizado, com o objetivo de estabelecer parâmetros para estes cinco itens, pois, acima de tudo, a SIPAT deve servir para a integração de todos os setores da empresa, no objetivo único de promover a segurança.

Em nossa legislação, apenas encontramos a obrigatoriedade de se realizar anualmente a SIPAT, não tendo, porém, temas e assuntos que devam obrigatoriamente ser abordados, como no caso do treinamento da CIPA, que dispõe alguns itens na NR-5, que deixam claros os assuntos obrigatórios.
Assuntos para ser abordados numa SIPAT:

AIDS-DST

Importância da realização de exercícios físicos

Alcoolismo

LER-DORT

Alimentação equilibrada

Meio ambiente

Atividades em altura

Motivação no trabalho

Combate a incêndio

Palestras

Concurso de frases e gincana

Prevenção

Conscientização de doação de sangue

Prevenção de acidente

Doenças ocupacionais

Primeiros socorros

Drogas

Saúde bocal

Educação de transito

Segurança no lar

Ergonomia – postura no posto de trabalho

Estresse

Exames médico

Tabagismo

Higiene pessoal

Tirar segunda via de documentos

Importância da ginástica laboral

Entre outros temas




Obs.: Temas sugeridos.

Objetivos da SIPAT

Este é o item que mais deve merecer atenção quando estamos fazendo o planejamento de uma SIPAT, pois é através dele que iremos montar a programação da mesma. Neste quesito, devemos ter em mente qual a FUNÇÃO de uma SIPAT, e não podemos fazer um erro de interpretação de seu objetivo, como ocorre em muitas empresas, que somente colocam uma faixa na frente de seu portão principal e torna aquela semana o único momento de prevenção de acidentes.

Nesse contexto, devemos sugerir como objetivo da SIPAT a segurança dos colaboradores voltado para a realidade da empresa. Pois toda SIPAT deve abordar temas que se voltem para os problemas que tenham sido identificados e que ainda estejam pendentes dentro da mesma.

Exemplo: Tratando-se de uma empresa onde ocorram muitos problemas com alcoolismo entre os funcionários, nada melhor que adotarmos como objetivo na SIPAT tratar da conscientização quanto ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, incentivando a recuperação e procura de tratamento aos já considerados dependentes.

Sabemos o quanto este exemplo pode ser vago, mas quero ressaltar o quanto é importante que se adote um objetivo para a SIPAT, pois dessa maneira, será possível que depois dela, seja avaliado se o objeto foi atingido e, dessa maneira, poderemos começar um ciclo de melhorias sucessivas no evento em cada uma de suas edições. 

Organização/Cronogramas

Após ser definido o tema (Deve sempre esta diretamente ligado ao objetivo principal da SIPAT), devem, preferencialmente participar das reuniões: DIRETORIA + SESMT + CIPA, para definir quem serão os encarregados de organizar os eventos da semana, já montando um pequeno cronograma de atividades e seus respectivos responsáveis.


Os dias e horários das reuniões devem ser fixos (toda 1ª segunda-feira de cada mês à 13h00, por exemplo)

Definir o tema para a SIPAT;

Definir os concursos a serem realizados;

Fazer um calendário para realização dos concursos;
Para que uma SIPAT tenha sucesso é imprescindível que ela também seja bem planejada. Vejamos alguns itens que não podem faltar na sua organização:

 
Escolher um coordenador da equipe
Atribuir tarefas para toda a equipe
Estabelecer cronograma de reuniões durante todo o período da atual gestão
Envolver todos os departamentos na realização da SIPAT desde o inicio
Registrar em Ata todas as reuniões

Obs.(: Sugiro que no mês que antecede à SIPAT, as reuniões sejam semanais); É importante nesta ocasião, estabelecer prazos para o cumprimento das tarefas e também deixar certo os encontros e reuniões que serão feitos antes da SIPAT para que se avalie o andamento de sua organização.

Faça a abertura com palavra do presidente da CIPA, palavra da Diretoria (lembre-se que é muito importante que alguém do alto escalão faça esse discurso na abertura e no encerramento), enfim, tudo que fizer parte da SIPAT tem que estar no cronograma.
Caso não se tenha uma estrutura organizacional, constituída por engenheiro, técnico de segurança, é valido que se traga para este reunião pessoas que conheçam os anseios do público alvo, pois desta maneira, as chances de se obter êxito com o propósito do evento será muito maior.

Um cronograma bem feito previne qualquer tipo de falha que porventura possa acontecer. Por exemplo: você planejou 15 minutos para a palavra do diretor e ele acaba fazendo um discurso de meia hora. Isso obviamente empurra toda a programação quinze minutos para frente. Então qual é a solução? Quando não se tem certeza da duração do acontecimento, acrescente um tempo a mais. É mais fácil consumir um tempo vago com um plano “B”até a próxima atração, do que arranjar tempo que não foi planejado.

Fonte: http://www.portaldotecnico.net/sipat/sipat.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário