quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cuidados com a Utilização de Andaimes


CONSIDERAÇÕES GERAIS

Os andaimes devem ser montados sempre que for necessário executar tarefas em locais elevados, onde não se alcance com segurança o local de serviço. Deve ser considerado o tempo de execução e a complexidade da tarefa.
A estrutura deve ser montada a partir do piso.
O andaime deverá substituir as escadas, que tem seu uso restrito, somente são permitidas como meio de acesso provisório ou para realização de pequenos serviços e de forma temporária.
Os andaimes são utilizados em demolições, construções, pinturas, limpezas, manutenções, etc...
ANDAIME SIMPLESMENTE APOIADO (TUBULARES)
São aqueles cuja estrutura trabalha totalmente apoiada numa base rígida, estável e regular, podendo ser fixos ou móveis.
São fixos aqueles que não permitem seu deslocamento horizontal, sendo este apoiados sobre calços.
São móveis quando dotados de rodízios que permitem a movimentação horizontal do andaime apoiado fixo. Neste caso, os rodízios deverão ser dotados de travas manuais a serem mantidas acionadas quando da realização dos serviços.
PEÇAS QUE COMPÕEM O ANDAIME
-       Quadros: Laterais do equipamento, responsável pela sustentação do andaime;
-       Diagonais: Complementam a estrutura do andaime, e são responsáveis pela sustentação e esquadro do equipamento;
-       Sapata Fixa: É a base do andaime fixo é responsável pelo apoio e regulagem de altura quando utilizado em desníveis.
-       Rodízio: É a base do andaime móvel. É responsável pelo deslocamento horizontal, do andaime;
-       Guarda-Corpo: Módulo complementar (quadro + diagonal), que é instalado acima do módulo que servirá de apoio parao o piso do andaime (tábuas);
-       Escada : Parte integrante do andaime se forma na lateral  (quadro), quando o andaime estiver corretamente montado;
-       Tábuas : servem de assoalho do andaime, são instalados no penúltimo módulo, imediatamente abaixo do guarda corpo.
-       Moitão :  Peça metálica com roldana que serve para suspender os demais componentes do andaime;
-       Ponto de Ancoragem : Locais previamente definidos que servirão para fazer a amarra do andaime. Também podem ser escolhidos no momento da atividade caso a situação seja especial, podendo utilizar como ponto de apoio que resistam à ação dos ventos ou outras formas desequilíbrio ou quedas.
-       Braçadeiras Fixas ou Articuláveis : Utilizadas basicamente para fazer ancoragem do andaime junto à edificação;
-       Colunas de Amarração : Responsáveis pela ancoragem segura do andaime;
-       Afastadores Com Caibro : Peça de madeira com corte em “V” em uma de suas extremidades que será encaixada no poste do andaime. A fixação se dará com o tensionamento de um arame ou outro material resistente, entre o andaime e o gancho de ancoragem
-      RISCOS DAS ATIVIDADES
è Quedas do Trabalhador : É o maior e mais comum risco encontrado nesta atividade;
è Quedas do Andaime : Quando este for mal ancorado ou não receber a ancoragem devida;
è Quedas de Peças ou Ferramentas : Pode ocorrer por ocasião da montagem do andaime, suspensão de ferramentas ou materiais, durante a execução das tarefas, etc...
è Acidentes em Eletricidade : Quando os andaimes necessitam serem montados próximos a rede elétrica.
è Acidentes com Outros Equipamentos: Quando necessitam serem montados próximos a equipamentos que geram riscos aos trabalhadores.
CUIDADOS NA MONTAGEM
·         Observar as bases, que devem ser sólidas, rígidas, estáveis e regulares;
·         Devem estar devidamente niveladas;
·         Utilizar placas (calços), capazes de resistir com segurança aos esforços;
·         Quando externos, devem ser dotados de amarração e estroncamento que resistam à ação dos ventos;
·         Quando usado com rodízios é proibido seu deslocamento com trabalhadores executando atividades sobre os mesmos;
·         Durante atividades com uso de rodízio os mesmos deverão ser travados;
·         Sempre que os pisos de trabalho forem superiores à 1, 50 m (um metro e cinqüenta centímetros), o andaime deverá  ser provido de escada de acesso;
·         As torres dos andaimes não poderão ser superiores, em altura, 4 (quatro) vezes a menor  dimensão da base de apoio, quando não estaiados.
·         Para alturas superiores à 2 m (dois metros) é necessário prever a colocação de suporte com corda de espera para o uso do trava quedas durante a subida.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS
Cinto de Segurança Tipo Alpinista: obrigatório para atividades realizadas em altura superior a 02 (dois) metros em que haja risco de queda.
Trava-Quedas: Equipamento responsável pelo acoplamento do cinto de segurança nos cabos e/ou cordas. Permite o deslocamento do funcionário.
PROTEÇÃO PARA A CABEÇA
Capacete: necessário em situações que exista o risco de quedas de peças, materiais, ferramentas, etc. Inclusive previsto para o funcionário que se mantiver no chão alcançando os itens citados. Importante, também, para evitar o contato com superfícies passíveis de lesões, rede elétrica máquinas ou equipamentos rotativos (quando os mesmos não podem ser desligados)
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA – EPC

Sinalização da Área Imediatamente abaixo do Local onde o Andaime Estiver Instalado: Prever espaço suficiente para que não ocorram acidentes com funcionários ou externos que passam pelo local.
Guarda Corpo: Parte integrante do andaime, não deve ser desprezado quando da montagem do mesmo. Protege os funcionários de quedas.
Telas de Proteção: Servem para coibir que qualquer queda que ocorra no andaime atinja locais próximos a sua montagem.

Um comentário: