terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gerenciando Mudanças com Sucesso

Quero compartilhar com todos uma materia sobre a questão de mudança organizacional.

Este tema atualmente é muito discutido e vai de encontro a questão vital para a sustentabilidade das empresas. O gestor atual, em qualquer nível de atuação precisa verificar com muito cuidado sua postura durante a execução de suas tarefas, tendo como objetivo, melhorar o desempenho de seu trabalho e de sua equipe.

O que tenho visto muito nas empresas que tenho atuado, é que o maior problema encontrado nas gestões dos processos, é a questão da resistência e persistência em não mudar. E são vários os motivos que levam as pessoas a se manterem na zona de conforto.

Acredito que o melhor meio de gerenciar conflitos organizacionais é investir em treinamento de mão de obra. Temos visto que isto é possível, quando nos deparamos com o que temos visto nos jogos Panamericanos de Guadalajara. O Brasil tem se superado em muitas modalidades, em virtude de treinamento e dedicação exaustiva e acompanhamento periódico. O Brasil só não é uma potência no esporte, por falta talvez de uma melhor gestão de processos. Vale aqui meu desabafo, mas vamos ao que interessa...

Correndo atrás da chamada "Vantagem Competitiva", as empresas vêm se engajando muito intensamente em uma variedade de planos de mudança.

Contudo, um estudo publicado na revista Information Week mostra que 70% dos esforços de reengenharia falham em atingir suas metas e que 60% dos 900 executivos que participaram de reestruturações afirmam não ter obtido nenhum ganho de produtividade.

Esse resultado pode ser atribuído em grande parte a falhas no direcionamento das ações,
em conflito com os interesses das pessoas. Tradicionalmente, temos a tendência de interpretar as resistências como uma atitude de insubordinação, ou mesmo oposição.

Esse tipo de interpretação trata a resistência como um problema a controlar, ou mesmo uma rebelião que deve ser reprimida. Pelo contrário, considerar a resistência uma resposta natural e esperada do ser humano em situações de mudanças sensíveis pode ser uma ferramenta útil para quem gerencia as mudanças.

Segundo pesquisa do American Productivity and Quality Center, mudanças organizacionais de sucesso são mais prováveis em empresas que usam efetivamente os
seguintes elementos chaves:

  •   Liderança
  •   Mudança na Cultura
  •   Envolvimento da Força de Trabalho
  •   Comunicação e Mensuração
  •     Estabelecer um senso de urgência
  •     Educação e Treinamento
  •     Um sistema de suporte para Recursos Humanos
  •     Um senso de urgência para mudanças compartilhada na Organização

De forma análoga, John P. Kotter, em seu livro intitulado "Leading change" (Harvard Business School Pr. 1996), lista oito pontos para realizar uma mudança organizacional bem sucedida:

  •     Estabelecer um senso de urgência
  •      Desenvolver a visão e a estratégia
  •      Comunicar a visão
  •      Criar uma coalizão direcionada
  •     Gerar vitórias de curto prazo
  •      Dar autonomia aos funcionários para ações abrangentes.
  •      Consolidar ganhos e produzir mais mudança.
  •      Ancorar novos enfoques na cultura organizacional

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