Outro dia participei de um treinamento voltado para a liderança e como de costume, sempre que fico lembrando do conteúdo do treinamento, me faz refletir sobre esta questão de melhorar sempre.
Neste treinamento, havia profissionais de diversas áreas como RH, Finanças, Educacional e também a minha área de Segurança do Trabalho. Notei que todas as áreas possuem coisas em comum, tanto é verdade, que todos os participantes que estavam ali, buscavam um objetivo, o de se aperfeiçoar ou agregar um algo a mais em sua carreira.
No decorrer do treinamento, houve um momento que para mim foi o mais importante de todo conteúdo repassado, foi através de uma pergunta, da qual me faz analisar todos os dias a minha forma de atuação:
Por que alguém me contrataria ou me colocaria em um cargo de liderança?
E quando me remeto a esta pergunta eu tento descobrir os reais significados da liderança, porque as vezes acreditamos que estamos exercendo um papel de liderança eficiente, ao entregar os relatórios no prazo determinado, cumprindo nossa agenda, até mesmo cumprindo nosso horário, mas tenho me perguntado se isto é realmente ser lider.
Hoje tenho muito cuidado ao me dirigir a alguém para exercer um papel de liderança, pois acredito que ser líder é saber ouvir as necessidades que surgem no nosso dia a dia. Apresentar um relatório no prazo não vale de nada se as necessidades que este relatório apresenta, não ir de encontro as necessidades das pessoas que ali trabalham. Muitas das vezes esquecemos de pedir a opinião daquele operador de máquina, que trabalha a anos na empresa e que conhece como ninguém os problemas e as soluções dos problemas das máquinas. Esquecemos de ouvir o colaborador da faxina, que todos os dias entra em nossa sala, e vê com sua própria ótica coisas que não percebemos.
Estamos trabalhando de tal forma, que ao ir para a máquina de café e ao colocar o bilhete para solicitar o café desejado, não nos atentamos que estamos falando sozinho com a máquina, como se em momento de total desespero, esperássemos que a máquina conversasse conosco.
Outro dia estava no trânsito e percebi que uma senhora que estava sozinha em seu carro, gesticulava e seus lábios se mexiam como se estivesse conversando com alguém, ainda bem que não estava ouvindo nada, porque parecia uma discussão daquelas, mas o que gostaria de transmitir com este meu pensamento, é que precisamos sempre buscar a melhoria dos processos, seja ele melhorar nosso relacionamento com a esposa(o), com o filho(a), com nossos parentes, vizinhos, amigos, enfim, com todos os que nos cercam, pois o que tenho visto que a sociedade de um modo geral, tem se aprisionado em alguns costumes ou crenças erroneas e isto tem trazido para nosso local de trabalho, perturbações emocionais graves, gerando com isto o risco de acidentes.
Meu papel como líder é demonstrar com as minhas atitudes que podemos fazer melhor e de maneira segura, partindo do exemplo como forma de propagar minha liderannça, fazendo com que as pessoas possam confiar a mim o cargo de líder.
Uma frase que me chamou muito minha atenção foi "A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns" - Abrahan Lincoln.
Nenhum comentário:
Postar um comentário